domingo, 12 de agosto de 2012

3 Dicas para suas Fotos se Destacarem da Multidão


3 Dicas para suas Fotos se Destacarem da Multidão

Sempre comento que se destacar como fotógrafo hoje em dia é um desafio enorme. Encontrar informações de aprendizado gratuitamente na internet e comprar equipamentos cada vez mais baratos é uma vantagem para todos nós que não conseguiriam ser fotógrafos quando tudo era caro e difícil, mas também é uma desvantagem pois temos que competir com milhões de imagens criadas todos os dias. Somente no Flickr, por exemplo, são postadas mais de 4 milhões de fotos por dia!
Muitas delas são tecnicamente perfeitas. Mas fazer uma foto com a fotometria correta e o foco cravado não é mais o suficiente. É o mínimo necessário! Separei 3 dicas que podem te ajudar nesta tarefa de criar fotos que se destaquem:

1. Mude o ângulo

Henri Cartier-Bresson buscava sempre fazer fotos na altura do olho e com uma lente normal (50mm) buscando assim o registro mais real de uma cena. Só que Bresson não “competia” com bilhões de fotos por dia. Hoje em dia ângulos menos utilizados vão, naturalmente, chamar mais atenção do que um ângulo na altura do olho. Sua tia faz fotos na altura do olho. Seu priminho faz fotos na altura do olho – todo mundo faz fotos na altura do olho por padrão, seja com o celular ou com a reflex.
Se jogue no chão, suba na árvore ou chegue super perto. Fazer uma foto com ângulos menos conservadores pode te ajudar a criar uma imagem mais memorável.
Na foto abaixo, por exemplo, a flecha mostra aonde eu estava para um ângulo baixo:

Foto por Claudia Regina

Fazer a foto de um ângulo mais alto também pode ser uma boa ideia:

Foto por Claudia Regina

Particularmente eu costumo fotografar bastante de ângulos mais baixos. “Jogada no chão” é minha posição base! rs

2. Arrisque ideias maluquetes


Às vezes a gente tem ideias que parecem bobas mas que resultariam em fotos legais. Mas aí vem o medo de arriscar: o risco de sair uma foto não tão boa e precisar explicar pro cliente. O risco de perder tempo com uma ideia que não valia a pena.
Sou muito a favor de planejamento mas às vezes ideias (planejadas ou não) precisam ser testadas para sabermos se funcionam. Em um Ensaio recente eu tive a ideia de fotografar os noivos com as galinhas do sítio aonde estávamos. Arrisquei a foto e saiu um resultado legal (não tão espetacular quanto eu esperava, mas valeu o exercício!) Corri o risco de sair algo imprestável. Corri um risco de vida com galinhas assassinas vindo na minha direção (kkkkk tá, exagerei um pouco esta parte.)
Veja o vídeo dessa situação doida de galinhas me “atacando”:

Popout

E umas das fotos resultantes:

Foto por Claudia Regina


Foto por Claudia Regina

3. Aposte nas emoções


Quando falamos de retratos uma foto pode ser muito especial mesmo que a composição seja conservadora e a situação não seja maluca. Para que isso seja possível é importante que façamos com que o observador se conecte com quem está na foto e isso só é possível com emoções. Fotos que transmitem emoções verdadeiras e especiais para o observador são mais interessantes do que fotos tecnicamente perfeitas em que o retratado está com “cara de bunda”.
No exemplo abaixo a composição é básica, mas expressão faz a foto:


Foto por Claudia Regina


Não podemos esquecer que o maior segredo para se destacar é ter coragem de fazer o que gostamos e combina com o nosso olhar. A fotografia é uma extensão do fotógrafo! Regras e dicas servem somente como uma indicação de caminho: cabe à nós a sabedoria para usá-las a nosso favor.


3 Dicas para suas Fotos se Destacarem da Multidão é uma dica do "Dicas de Fotografia" >Dicas de Fotografia, por Claudia Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário